quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Comprar a Amazônia?!?


Pois é gente, esse é um assunto que já está em fase de execução na comunidade européia.
A idéia de comprar fragmentos da amazônia brasileira surgiu de uma campanha promovida pelo grupo europeu "Cool Earth" com o objetivo de preservar o bioma de ações antrópicas, uma região que é alvo de muitos crimes, como biopirataria e exploração irregular de recursos naturais. Um outro fator de grande importância a ser levantado é que a população indígena necessita da floresta para manter seus costumes, sua cultura, seus conhecimentos, ou seja, sua sobrevivência enquanto tribo indígena - primeiros habitantes com conhecimentos herdados por séculos.
Daí vem a preocupação: o que acontecerá com o povo indígena se a amazônia for privatizada? será que não seria melhor que os povos da florestas permanecessem cuidando da mesma, como sempre aconteceu desde os primórdios?

"Agora querem comprar pedaços da floresta. Mas a terra não pode ser comprada. Não é carne, não é roupa, que se compra e vende. A terra é nossa vida, e nós sempre a protegemos", disse Kopenawa, porta-voz da Comunidade dos Yanomami do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário